Pesquisar

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os benefícios da Shantala

Gente hoje vou compartilhar com vcs a nossa experiência com a Shantala. para quem não conhece ela é a massagem para bebês praticada na Índia e descoberta por Frédérick LEBOYER, obstetra francês, mais precisamente em Calcutá, onde aprendeu a técnica e divulgou ao Ocidente.

“Shantala” é o nome da mulher paralítica, a qual LEBOYER observou e estudou. Quando pela primeira vez, presenciou o método utilizado por Shantala, para massagear o seu bebê, ficou admirado do que via conforme narra em seu livro: “Fiquei mudo. Sorvia em silêncio o que presenciava. Parecia um ritual, tão grave e investido de extraordinária dignidade era o ato. Sim, fiquei mudo pela maravilha. E confuso pela profundidade da lição”. 

É uma técnica milenar, praticada na Índia e passada verbalmente de mãe para filha, geração após geração. Compõem-se de uma série de movimentos pelo corpo todo, que exigem dedicação e domínio. Permite despertar e ampliar no bebê um mundo vivenciado no útero materno e desenvolve o vínculo entre a mãe e o bebê. Além de ser uma massagem preventiva, restabelece o aconchego do ventre e a ligação direta com a mãe.

Tocar é comunicar-se e esta comunicação deve ser nutrida com afeto, com carinho, amor. A entrega que a mãe doa a criança ao massagear o seu corpo transcende o contato físico. "Os bebês têm necessidade de alimento, mas muito mais de ser amados e receber carinho".

A idéia é favorecer o que é fundamental para as crianças: contato, amor e carinho, através da comunicação entre mão e pele (mãe e filho), feita silenciosa e atentamente. É mais que uma técnica de massagem, é uma arte, um ato de amor.

São muitos os benefícios da técnica, a começar pelo aperfeiçoamento da comunicação com a mãe ou com quem estiver fazendo a massagem, pois o processo beneficia tanto a criança, quanto quem está interagindo com ela.

A massagem é praticada todos os dias por alguns minutos e no decorrer do tempo vai aumentar para cerca de 20 a 30 minutos. Apesar de ser um toque carinhoso, é profundo e forte, faz alongamento e trabalha a musculatura e as articulações. Deve-se praticar a massagem nos seis primeiros meses, ou enquanto a criança não consegue movimentar-se. No entanto, quanto mais tempo a técnica for praticada, melhor será o benefício.fonte




Existem aqui no Rio, e no Brasil, alguns cursos de Shantala nós fizemos com a Stephanie e adoramos. No final os bebês tomam um banho de Ofuro e é claro que caem no sono depois!!!
 

Lulu relaxada depois da Shantala

Bjus
Cissa

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário