Pesquisar

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O feijão Maravilha


Vamos conversar hoje sobre um dos alimentos que ainda são muito consumidos pela população brasileira. Digo ainda, pois cada ano que passa se intensifica a mudança de hábitos alimentares do brasileiro, que deixa de consumir produtos como o feijão e o arroz, uma excelente combinação de proteínas de origem vegetal, e passa a comer mais fast food.
Os feijões preenchem as principais recomendações dietéticas para uma boa saúde. Fornecem um bom aporte protéico além de serem uma excelente fonte de fibras, minerais como o ferro, vitaminas como a Tiamina e de carboidratos complexos. Apresentam baixo teor de lipídios e sódio, sendo, por este motivo, recomendado pelas principais instituições internacionais que incentivam a promoção à saúde e preconizam a ingestão de pelo menos uma porção diária deste alimento
Eu particularmente amo feijão e estudei este alimento por um bom tempo, sendo assim posso dizer que devemos sim comer mais feijão, inclusive as mamães que estão amamentando. A mulher que está amamentando sofre várias restrições alimentares para evitar as cólicas do bebê e o feijão torna-se um grande "vilão". Na verdade ele tem sim vários compostos que chamamos de fatores de flatulência que causam os gases, porém existe uma técnica de preparo bem conhecida que elimina estes fatores e é bem simples de ser aplicada. Está técnica é o remolho (molho ou maceração) que consiste em deixar o feijão de molho em água de um dia para o outro.  Outro truque é finalizar o cozimento do feijão por pelo menos 5 minutos com a panela destampada. Fazendo isso estamos eliminando o problema e garantindo um bom aporte de fibras, minerais e vitaminas para a dieta da nutriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário